sábado, janeiro 28

Manipulando imagens GeoCover com gdal – Parte I

Este tutorial contou com a participação direta do analista Glaucio Rocha.

Estive um pouco fora do ar em função do final de ano e de meus prazos com a minha dissertação de mestrado. A partir de hoje estarei mais concentrado e tentarei publicar 4 vezes ao mês. Vou começar com uma série de artigos para quem deseja manipular imagens de satélite com o auxílio das bibliotecas gdal e proj. O sistema operacional escolhido para teste foi o Linux CentOS (link: http://www.centos.org/). Os comandos que serão apresentados aqui podem ser executados no FWTools Shell após instalação do FWTools para Windows.

Este tutorial tem o objetivo de baixar duas imagens do projeto GeoCover, e, utilizando as bibliotecas gdal e proj, convertê-las para uma folha de corte 1:1.000.00 padrão “Ao Milionésimo”, com sistema de coordenadas geográfica e datum WGS84.

As imagens GeoCover correspondem a um mosaico global de imagens de satélite Landsat TM 7, com resolução de 14.25 metros, disponíveis para download no site: https://zulu.ssc.nasa.gov/mrsid/.
The Landsat GeoCover dataset is a collection of high resolution satellite imagery provided in a standardized, orthorectified format, covering the entire land surface of the world (except Antarctica). This is an invaluable record of land cover and land cover change, provided in a consistent manner that allows for use in a wide range of activities including environmental assessment, planning, land management, resource stewardship and many Earth science research activities.
As imagens que serão trabalhadas correspondem aos arquivos S-24-10_2000.sid e S-14-15_2000.sid. O primeiro passo corresponde ao download destas imagens no link acima.

Baixando as Bibliotecas

As bibliotecas proj e gdal são mantidas por Frank Warmerdam. A biblioteca proj se encarrega das questões cartográficas, como: mudança de projeções e transformação entre elipsóides. A biblioteca gdal está relacionada com a conversão de formatos matriciais.

Os arquivos fontes podem ser obtidas nos seguintes links:
  1. http://remotesensing.org/proj/ (PROJ.4)
  2. http://www.gdal.org/download.html (GDAL).
A versão do gdal é a 1.3.1 e da proj é a 4.9.

Depois de descompactar o arquivo proj-4.4.9.tar.gz deve-se compilar a biblioteca.

PROJ.4:
$ ./configure
$ make
$ su
$ make install

O mesmo procedimento deve ser seguido para o arquivo gdal-1.3.1.tar.gz.

GDAL:
$ ./configure
$ make
$ su
$ make install

Contexto

Um mosaico mundial de imagens de satélite Landsat foi elaborado pela NASA e encontra-se disponível para download. As imagens apresentam-se comprimidas pelo formato mrsid e projetadas para o sistema de coordenadas UTM com falso norte de valor 0 m ao invés de 10.000.000 m. O corte das imagens não obedece ao padrão internacional Ao Milionésimo e segue uma articulação de 5º de latitude por 7º de longitude, com resolução espacial de 14.25 m e composição RGB 742 (bandas disponíveis).

Para trabalhar com este acervo alguns ajustes foram executados. Tais como:
  1. Conversão dos arquivos mrsid para Geotiff
  2. Mudança do sistema de referência espacial de UTM para geográfica
  3. Corte das imagens compatível ao padrão Ao Milionésimo

Marcadores: , ,