sexta-feira, fevereiro 10

Manipulando imagens GeoCover com gdal – Parte IV

Produto

Como resultado foram gerados 5 arquivos compatíveis com a articulação 1:1.000.000 e que cobrem todo o estado da Bahia. Cada arquivo possuiu em média o tamanho de 1 Gbyte.

Usou-se o gdal para gerar arquivos comprimidos de em média 300 Mbytes. Para trabalhar com o mapserver e facilitar a visualização das imagens, alguns overviews foram criados. O processo de criação de overview, comando gdaladdo, grava no formato geotiff arquivos com diferentes resoluções que representam diferentes escalas de visualização.
gdal_translate -of GTiff -co "COMPRESS=JPEG" input.tif output.tif
gdaladdo imagem.tif 2 4 8 16 32
O formato geotiff permite que sejam criadas algumas opções extras, dentre elas, pode-se utilizar a compressão JPEG. Para definir as características da nova imagem geotiff é necessário usar o parâmetro -co seguido da definição que se deseja.

O overview adicionou a imagem comprimida mais cinco imagens com resoluções de: 57 m (2), 114 m (4), 228 m (8), 456 m (16) e 912 m (32). O mapserver entende essa estrutura e, a medida que uma requisição é feita por um cliente, a imagem de “melhor” resolução é usada.

Comentários

A biblioteca gdal e as aplicações gdalwarp, gdal_merge.py e gdaladdo, com suporte da biblioteca proj, mostraram que o seu uso representa uma excelente opção para se trabalhar com imagens em geoprocessamento.

Marcadores: , ,