segunda-feira, outubro 15

GIS Courses em Inglês

A Universidade da Florida, Florida State University, através do centro estudos e previsões atmosféricas em oceanos (espero que esta seja realmente a tradução!) - Center for Ocean-Atmospherics Predictions Studies - está divulgando uma grade de cursos on-line para 2007. Mesmo com o ano já no final acho bom ficarmos de olho, pois essa iniciativa pode se repetir para o ano de 2008.

Os cursos disponíveis são os seguintes:

A Practical Look at Diva GIS (GIS 101)
A Practical Look at MapWindow GIS (GIS 102)
A Practical Look At Quantum GIS (GIS 103)
A Practical Look At uDig (GIS 104)
A Practical Look At BASIN4 (GIS 105)
A Practical Look At AccuGlobe 2007 (GIS 202)
Summary

Acho que o curso sobre a ferramenta MapWindow GIS promete muito. Esses dias eu tenho ficado atento com a evolução deste aplicativo e estou impressionado com a qualidade que esse projeto atingiu. Principalmente as opções de plug-ins disponíveis. Um mix de várias ferramentas do ArcGIS Spatial Analyst e o módulo TARDEM para geração automática de bacias hidrográficas. Das opções open source que eu já tive a oportunidade de testar, essa é a opção desktop mais próxima do que os clientes comerciais oferecem.

Trabalhei com o BASIN2 dentro do Arcview 3.1 e achei ótimo, esse módulo é desenvolvido pelo EPA (Environmental Protection Agency) e serve para análise ambiental em sistemas de informações geográficas. O módulo BASIN4 também está disponível no MapWindow GIS e prentendo testar as suas funcionalidades.

image BASINS is a multi-purpose environmental analysis system that integrates a geographical information system (GIS), national watershed data, and state-of-the-art environmental assessment and modeling tools into one convenient package.


Acho que seria interessante fazer um tutorial sobre a geração automática de bacias hidrográficas utilizando o MapWindow e ArcGIS. Depois comparar os resultados.

Marcadores: , ,

3 Comments:

At 6:33 PM, Blogger Siddhartha said...

Ola, muito bom seu blog, está de parabéns! Continue com o excelente trabalho.

Convido-o a conhecer o Geo.NET - Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Imagem de Satélite

Contamos com uma seção de tutoriais e fóum completo de ajuda a softs.

Abraços

 
At 12:34 PM, Blogger Fabrício said...

Boa tarde Leonardo!

sou de BH tb e estou fazendo um estudo sobre arquivos usados em geoporcessamento. Acabei achando seu blog (mto bacana por sinal) nas minhas buscas. Bom, se nao for pedir demais, teria como me informar onde consigo alguns arquivos GML para realizar testes com o MapInfo?
Dede já agradeço.
Abraço

 
At 8:01 PM, Blogger Leonardo Santana said...

Gostaria de agradecer ao comentários deixado pelo geo.net e dizer que eu já visitei a página e achei ótima. Vou fazer referência a ela nesta blog.

Fabrício, vá no link http://www.geocities.com/resenhagis/download/ e baixe o arquivo tbbrasil.zip. Descompacte e tente trabalhar com este gml. Caso você deseje baixar outro arquivo gml, vá neste link http://resenhagis.blogspot.com/search/label/Tutorial e acompanhe o tutorial.

Você também pode converter o seu dado de gml para o mapinfo usando o FWTools. Basta usar o seguinte comando: ogr2ogr -f "MapInfo File" arquivo de destino - mapinfo arquivo de origem - gml. Como arquivo de destino você pode escolher entre um arquivo .mif ou .tab.

 

Postar um comentário

<< Home