terça-feira, julho 24

Tutorial: Baixando arquivos WFS - Parte II

Convertendo Arquivos

Após a conclusão da etapa anterior (baixar o arquivo gml através da ferramenta WGET), passa-se a contar com um arquivo que contém toda a geometria e tabela de atributos, relacionados com as unidades de conservação estaduais.

Para a visualização e uso destes dados dentro da estrutura do ArcGIS (sem a necessidade de se usar a extensão data interoperability), deve-se converter os dados em gml para shapefile.

Instalando FWTools

Após o download do arquivo executável no site http://fwtools.maptools.org/ deve-se efetuar a instalação. Serão instaladas duas funcionalidades, uma gráfica (OpenEV_FW) e uma para comando de texto (FWTools Shell).

Sintaxe de conversão no FWTools

O FWTools implementa as funcionalidades presentes nas bibliotecas gdal e ogr. Utilizou-se nesse tutorial o FWTools Shell para efetuar a conversão de gml para shapefile.

Para a conversão deve-se utilizar a seguinte sintaxe:
ogr2ogr -f "ESRI shapefile" <nome e endereço do arquivo shapefile que será criado> <endereço do arquivo gml >
O arquivo ucsei.gml foi salvado dentro da pasta c:\wfs, então, a sintaxe de conversão ficará da seguinte forma:
ogr2ogr -f "ESRI shapefile" c:\wfs\ucsei.shp c:\wfs\ucsei.gml
Como resultado tem-se os arquivos shapefile (shx, shp e dbf) que já estão aptos para serem visualizados no ambiente do ArcGIS.

Visualização

Os arquivos podem ser visualizados no ArcGIS conforme apresentado abaixo.

Foram convertidas para shapefile todas as entidades geométricas e suas respectivas tabelas de atributo.

Considerações

Vários órgãos estaduais e federais têm sistematicamente publicado dados na internet, sendo que, em alguns deles os dados encontram-se sob a forma de consultas WFS.

Este tutorial cobriu os principais passos para o download de arquivos do MMA e os conceitos aqui abordados podem ser usados para todos sites que implementem o protocolo WFS.

Marcadores: , , , , ,

1 Comments:

At 10:42 PM, Blogger Edu said...

Massa que você voltou a escrever para continuar o tutorial. O meninote deve estar dormindo a noite toda sem problemas... :) :)
Abraços de seu irmão.

 

Postar um comentário

<< Home