terça-feira, maio 16

Importação de annotation de arquivos CAD - Parte I

Esse post foi uma contribuição do Rafhael Bussolo do FórumGIS. Muito obrigado por este tutorial! Enquanto isso estou em pleno processo de entrevista com James Fee do Spatially Adjusted.

By Rafhael Bussolo
Nesse tutorial veremos como é possível importar informações de anotação (annotation) de arquivos CAD para arquivos shapefile. Esse processo de importação também é válido para importar annotation para geodatabases.

1º Passo: Certifique-se de que as informações annotation estejam contidas nos polígonos de sua referência. Caso existam anotações fora dos polígonos a importação poderá ser comprometida. Certifique-se também de que não haja nenhuma outra anotação como: títulos, legendas, etc.

2º Passo: Abra o arquivo CAD no ArcMap. Para ganhar tempo e manter o trabalho limpo, abra apenas a feição que contém a informação de polígono, linha e annotation. Verifique se todos os polígonos estão aparecendo, pois eles podem não terem sido fechados no arquivo de origem e assim, o ArcGIS não entenderá ele como polígono e consequentemente não o desenhará.

3º Passo: Exporte a feição polygon para shapefile através da opção Export Data.
Importante: não mexa na configuração do sistema de coordenadas depois de criar o shapefile. Esse processo tem como base o relacionamento espacial, você não consegue relacionar uma feição sem coordenadas com outra com coordenadas.

4º Passo: Através do menu Join and Relates, opção Join, você fará o relacionamento entre as feições. Antes, verifique a tabela de atributos do shapefile criado, apague algumas colunas para facilitar o trabalho posteriormente. Tome cuidado para não apagar colunas que você poderá necessitar.

Marcadores: ,