domingo, dezembro 9

GDAL com suporte a BIGTIFF

O formato GeoTIFF representa o esforço de mais de 160 companhias e organizações do mercado de sensoriamento remoto, GIS, cartografia e levantamento de dados, em estabelecer um formato intercambiável para arquivos raster georreferenciados baseado no formato TIFF. Em função dessa característica, o formato GeoTIFF herda a limitação do formato TIFF em não produzir arquivos maiores que 4 Gigabytes.

Para contornar essa limitação, existe um novo formato disponível que permite que arquivos de até 1 terabytes sejam criados. Este formato é chamado de BigTIFF. Esse formato conta com o patrocínio de empresas de peso como WeoGeo, Safe, Leica e ESRI, e pode ser observado no comunicado de Frank Warmerdam que foi publicado na Slashgeo.
FrankW writes "As announced in this press release four industry sponsors (WeoGeo, Safe, Leica and ESRI) have gotten together to fund development of BigTIFF support in libtiff. This extension adds support for GeoTIFF files much larger than 4GB! With libtiff used by most open source and commercial applications there is reason to hope that BigTIFF support will be widespread in our industry within the next year or two (sooner for open source!)." BigTIFF was previously discussed.
Não sei desde quando isso aconteceu mas posso afirmar que a versão da biblioteca GDAL/OGR 1.4.4 de novembro de 2007, já apresenta o suporte ao formato BigTIFF para a geração de imagens GeoTIFF. Para quem deseja trabalhar com a ferramenta FWTools na sua versão 2.0.2, o suporte ao formato BigTIFF por meio da biblioteca GDAL/OGR já está disponível.

O exemplo hipotético abaixo mostra a conversão de uma imagem em formato ERDAS Image (.img) que possui mais de 4 Gigabytes para o formato GeoTIFF, utilizando-se o FWTools shell.
gdal_translate -of GTiff -co "TFW=YES" -co "BIGTIFF=YES" "c:/temp/image.img" "c:/temp/bigtiff.tif"
O comando -of define que o formato de saída será GeoTIFF, o comando -co "TFW=YES" força a criação de um arquivo ESRI world file (.tfw) para a imagem gerada, e, o comando -co "BIGTIFF=YES" permite a geração de um arquivo TIFF maior que 4 Gigabytes.

Marcadores: ,

1 Comments:

At 3:15 PM, Blogger EduOliveira said...

Prezado Leonardo

Por favor, entre em contato pelo email eduardo@mundogeo.com

Um abraço

Eduardo Oliveira

 

Postar um comentário

<< Home