terça-feira, dezembro 27

David Maguire Blog

Uma boa opção de leitura para os usuários da ESRI é o blog mantido por David Maguire. Neste blog ele publica informações sobre o desenvolvimento do ArcGIS 9.2 e informações sobre o ArcGIS Explorer, entre outros temas.

Maguire é o Diretor de produtos e soluções da ESRI, sendo responsável pelo gerenciamento de produtos e negócios internacionais. Em seu recente post (link:ArcGIS Q and A) ele fala que o ArcGIS 9.2 encontra-se em versão beta. O endereço do blog está disponível na seção Geoespatial Blogs e se chama GISMatters.

Marcadores:

segunda-feira, dezembro 26

Suporte da ESRI com Acesso via RSS

A publicação de informações baseado no padrão RSS (Really Simple Syndication) é comum em weblogs. Um amigo me apresentou um cliente RSS baseado na web chamado Bloglines (link: http://www.bloglines.com/). Desde então eu concentro todas as notícias de meu interesse nele, o que me permite ganhar muito tempo. Sites como Directions Magazine, Linux Daily Log e Slashdot já publicam suas informações no padrão RSS.

A enciclopédia Wikipedia define RSS como:
RSS (RDF Site Summary) é um padrão definido pela W3C para agregamento de conteúdo. Serve como índice de alterações que ocorram em determinado site, este sistema também é conhecido como Feeds.
Ou então, utilizando-se dos "poderes do google", ao digitar a sintaxe define:rss algumas definições aparecerão.
It is an alternative means of accessing the vast amount of information that now exists on the world wide web. Instead of the user browsing websites for information of interest, the information is sent directly to the user.
Seguindo esse caminho a ESRI lançou um serviço de RSS para o Centro de Suporte (link: ESRI Support Center Home). Este novo canal mostra a tendência em se publicar informações neste padrão. Na explicação sobre o que é RSS, a ESRI indica alguns clientes para acesso as informações.

Só para não passar em branco, mesmo que um pouco atrasado. Feliz Natal a todos !

Marcadores:

quinta-feira, dezembro 8

FreeGIS ou SIG Livre

O projeto FreeGIS, aqui traduzido como SIG Livre, apresenta várias ferramentas livres relacionadas com a tecnologia geoespacial. Para quem deseja encontrar uma alternativa às soluções proprietárias e comerciais, este, com certeza, é o ponto de partida.

Até o momento foram cadastrados no freegis o total de 265 softwares relacionados à visualização de dados, Web Mapping, conversões entre formatos de arquivos, GPS, conversão de projeções cartográficas, aplicativos SIG, aplicativos de sensoriamento remoto e infra-estrutura de dados espaciais.

Algumas opções disponíveis que eu posso indicar são:
  • Udig - significa User-friendly Desktop GIS ou SIG Desktop com uma interface amigável. O Udig foi implementado com ênfase no suporte a padrões abertos;
  • OpenEV - é uma aplicação, baseado nas bibliotecas GDAL e OGR, para a visualização e análise de dados geoespaciais em formatos vetorial e matricial;
  • Mapserver - é um servidor de mapas desenvolvido pela universidade de Minnesota e amplamente utilizado na comunidade de software livre;
  • GRASS - é um aplicativo SIG muito usado por instituições acadêmicas. É uma ferramenta completa e poderosa com várias aplicações desenvolvidas. Muitos modelos que "teoricamente" só são desenvolvidos na plataforma ESRI, apresentam uma versão para o GRASS;
  • JGRASS - é uma implementação livre em java que visa facilitar o uso do GRASS para os usuários de SIG;
  • QGIS - é um SIG amigável que suporta a manipulação de dados vetoriais, raster e formatos de banco de dados espaciais (principalmente o postgis);
  • Thuban - é um visualizador de dados geográficos desenvolvido em python;
  • Postgis - é o "cartucho espacial" que permite ao PostgreSQL o armazeamento de dados geoespaciais numa estrutura de banco de dados relacional;
  • GDAL e OGR - são bibliotecas de conversão que suportam uma grande gama de dados vetoriais e matriciais desenolvida por Frank Warmerdam.
As bibliotecas GDAL e OGR podem ser utilizadas através do kit FWTools, disponível para os sistemas operacionais Linux e Windows. Este kit pode ser acessado pelo FWTools shell e pelo OpenEV_FW. Várias funcionalidades são suportadas, tais como, conversão entre deferentes formatos vetoriais e de imagens, conversão entre sistemas de coordenadas, elaboração de mosaico de imagens, visualização e vetorização, bem como, a aplicação de algumas funcionalidades de sensoriamento remoto como NDVI.

Vale a pena baixar e testar !

Marcadores:

terça-feira, dezembro 6

Sistemas de Informações Geográficas


A Wikipedia é uma enciclopédia livre e gratuita onde o seu conteúdo pode ser modificado e distribuído livremente. Aos interessados em ler algo sobre os sistemas de informações geográficas (SIG) este link é bem interessante.

O conteúdo corresponde a uma breve introdução às linhas do conhecimento que estão relacionadas com os sistemas geoespaciais. No item 4. O futuro do SIG, já existe a menção sobre a utilização de padrões abertos no desenvolvimento de aplicações geográficas, abordando os conceitos do padrão Open GIS.

A página em português pode ser acessada neste link.

quinta-feira, dezembro 1

SRTM Version 2

A NASA liberou a versão 2 dos dados obtidos pela missão SRTM para a América do Sul. Estes dados possuem um nível de correção melhor do que os arquivos que já foram disponibilizados. Quando se acessa o endereço ftp, as duas opções, versão 1 e 2 estão disponíveis.

NASA has released version 2 of the Shuttle Radar Topography Mission digital topographic data (also known as the "finished" version). Version 2 is the result of a substantial editing effort by the National Geospatial Intelligence Agency and exhibits well-defined water bodies and coastlines and the absence of spikes and wells (single pixel errors), although some areas of missing data ('voids') are still present. The Version 2 directory also contains the vector coastline mask derived by NGA during the editing, called the SRTM Water Body Data (SWBD), in ESRI Shapefile format.

The data may be obtained by anonymous on ftp://e0srp01u.ecs.nasa.gov/ and moving to the directory SRTM where both version 1 and version 2 directories may be found. Please read the appropriate documentation, also found in the directories.

Melhorias na definição das linhas de costa, que no caso do estado da Bahia é fundamental, bem como o preenchimento de informações ausentes para algumas áreas foram executadas. Bom, o material está pronto para download e conversão. Eu já atualizei a minha base !

Marcadores: