quinta-feira, março 16

SRTM 30 metros para o Brasil

Desde que comecei a trabalhar com os arquivos produzidos pela missão SRTM venho procurando uma maneira para obter os arquivos com resolução de 30 metros de pixel. Busquei informações na Internet, mandei e-mail para a NASA e vasculhei o site da missão.

Depois de algum tempo me deparei com o site http://www.dlr.de/SRTM e descobri que as imagens SRTM de 30 metros (1 arco-segundo) estão sendo comercializadas. Fiz um contato com a DLR (Centro Aeroespacial Alemão) e obtive a seguinte resposta:
Sir,

All data are processed and ready for ordering. The coverage plots are given in: http://www.dlr.de/srtm/neu/processing_en.htm

Selection, pricing and ordering of the required data is possible from our distributors

- GAF AG, Germany
- Infoterra Group

or directly via the DLR web interface http://eoweb.dlr.de.
(For your help in EOWEB: The start time for searching has been set to 01/01/2000).

The price of a 15' x 15' DEM tile (resolution 1 arcsec) is 400 EUR, multiplied by the individual tile filling (0 .. 100%) with land data. Ocean areas, lakes and data gaps are not taken into account for pricing.

A free download is not available. A discount is available. For details please check the SRTM web pages (address below).
In case you need additional support, please let me know.

Best regards,
+++++++++++++++++++++++++++++++
Franz Paetzold [ mailto:srtminfo@dlr.de ]
German Remote Sensing Data Center
Marketing and Media
Oberpfaffenhofen
D-82234 Wessling
Tel.: +49-(0)8153-28-1145
Fax: +49-(0)8153-28-1313
http://www.dlr.de/SRTM/
+++++++++++++++++++++++++++++++
Fim do mistério! Os dados estão sendo comercializados e o valor final da compra está relacionado a uma tabela de descontos progressivo (link:SRTM Prices) que pode chegar até 25%.

Marcadores:

13 Comments:

At 2:13 PM, Anonymous Anônimo said...

O SRTM em banda X processado pelo DLR nao é mesmo do processado pela NASA! sao faixas de frequencia diferentes. O SRTM 'americano' em 30m ainda nao é disponivel para o publico em geral.

Luciano Dutra /DPI-INPE

 
At 2:20 PM, Blogger Leonardo Santana said...

Caro Luciano,

Muito obrigado pela informação. Onde você obteve informações sobre a possível disponibilização dos dados SRTM em 30 m ?

 
At 11:21 AM, Anonymous Anônimo said...

Gente teve uma pessoa lá do Inpe que publicou um artigo sobre restauraçao de Srtm utizando krigagem... eu estou lendo e achei muito interessante....o link do artigo encontra-se nesse endereço....
http://www.ecologia.ufrgs.br/labgeo/SRTM_BR.php
Abraçoss

 
At 9:54 AM, Anonymous Anônimo said...

Luciano,

Você adquiriu estes dados com 30m do SRTM? Assim que puder, entre em contato comigo: werneckad@gmail.com ou r.werneck.concremat@petrobras.com.br

abraços,

Werneck
Analistas de Sistemas
Engenharia/IETEG/ETEG/EDUT

 
At 2:12 PM, Blogger Felipe Castelo Branco said...

olá pessoal! Meu nome é Felipe. Estou fazendo um estudo sobre dinamica processos erosivos de voçorocamento, cobertura do solo e inclinaçao de vertentes. estive pesquisando como conseguir imagens SRTM na WEB e encontrei esse grupo/blog. Achei muito interessante e participo de outros grupos de discussão na web o que é muito bacana e enriquecedor. Bom, se algum de vocês puder me dar alguma dica de como conseguir imagens SRTM do Município de Gouveia em MG eu ficaria muito grato. Desde já agradeço a colaboração e parabens pela iniciativa.
Felipe.
felifaro@gmail.com

 
At 9:54 PM, Anonymous Anônimo said...

No Spring você pode refinar os dados SRTM (com resoluçao de aproximadamente 90 m) para uma resolução de 30 x 30m, utilizando interpoladores.

 
At 3:59 PM, Anonymous Anônimo said...

gostaria, se possivel, que me passasse um passo a passo de como usar estes interpoladores no spring, para q eu possa refinar os dados SRTM gratuitos (resolucao de 90x90m) para uma resolucao de 30x30m.
aqui esta p meu e-mail para contatos: lgarcenio@yahoo.com.br
desde ja agradeco a ajuda!!!

 
At 4:46 AM, Blogger Weneca Mauro said...

alo...preciso que criar um modelo digital de terreno e to com dificuldades de acesso a imagens de SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), quero imagens do ano passado e principios deste ano...como faco?

 
At 1:23 PM, Blogger Prestes said...

Alguma novidade sobre os dados SRTM 30m? Estou procurando dados SRTM melhores que os fornecidos pela NASA para o Brasil para melhorar os cenários do simulador de voo FlightGear. Qualquer novidade ou informação, agradeço!

 
At 7:25 PM, Blogger Daniel Dimas said...

Boa Noite a todos. Alguém pode me informar onde consigo estas imagens SRTM com resolução de 30M? Obrigado e parabéns pelo nivel de informação do Blog.

Daniel Dimas

http://agrimensoresonline.blogspot.com/

 
At 10:13 AM, Blogger Elisa Santos said...

Olá, pessoal! Estou fazendo uma dissertação de mestrado sobre extração de curvas de nível a partir de imagens SRTM 30 metros. Em 2009, eu tive acesso a um site que disponibilizava as imagens gratuitamente, para fins de pequisa e teste. Como parei de trabalhar com esse assunto, acabei perdendo o link. Mas, na época, para ter acesso era necessário apenas um cadastro.
Até fiquei surpresa com essa cobrança agora. Se alguém achar alguma coisa, por favor, nos repassem.
Elisa

 
At 11:03 AM, Blogger Unknown said...

Olá, gostaria como eu faço para obter os dados SRTM de 30 metros gratuitamente do Brasil. Qualquer informação: rienefilgueiras@hotmail.com
Att.
Riene

 
At 1:22 PM, Blogger Unknown said...

Pessoal, seletor SRTM com ênfase no Brasil e layer com preview das cenas. Facilita. http://www.mapdev.com.br/srtmselector-br

 

Postar um comentário

<< Home