sexta-feira, março 24

Web Service do MMA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apresentou ano passado, em dois eventos que eu tive a felicidade de participar, o cliente de acesso a um Web Service Geográfico e outras funcionalidades, que envolviam até o download de imagens de satélite.

O site de geoprocessamento do MMA apresenta várias opções: Mapas interativos, metadados, imagens de satélite, uma aplicação que checa a localização de um par de coordenadas, análises estatísticas e principalmente um cliente de web service geográfico.

A página do cliente de acesso ao protocolo WMS (Web Map Services) do consórcio OpenGIS (Open Geoespatial Consortium) apresenta vários serviços disponíveis, entre eles: Unidades de conservação federais do Brasil e mosaico de imagens Landsat da NASA.

Qualquer serviço que adota o padrão WMS para disseminação de dados pode ser inserido e visualizado através do mapa interativo do MMA. Considero uma excelente iniciativa do Ministério e acredito que seria interessante que outros órgãos do governo, provedores de informações geográficas, adotassem um padrão aberto para publicação e disseminação de suas informações.

Nas versões 8.3 e 9.0 do ArcGIS já foram implementadas as ferramentas necessárias para que mapas publicados no padrão WMS sejam lidos e visualizados.
ArcGIS 8.3 - The OGC Interoperability Add-On delivers support for OpenGIS Web Map Services (WMS) and Web Feature Services (WFS) to the ArcGIS Desktop 8.3 products (ArcView, ArcEditor, and ArcInfo). Using the OGC Interoperability Add-On, ArcView, ArcEditor, and ArcInfo can also write out any feature layer as a Geography Markup Language (GML) document that are compliant with a specific profile and add those GML documents to any map view.

ArcGIS 9.0 - The ArcGIS 9.0 Service Pack 2 adds (OGC) Web Mapping Service (WMS) client support to the ArcGIS 9.0 products. For detailed information on using OGC Web Mapping Services (WMS) in ArcGIS, please read the WMS Support Guide.
Vejam esse exemplo! Uma empresa de mineração pode utilizar o serviço do MMA para saber se seus trabalhos estão sendo executados numa área de conservação ambiental federal. A empresa usaria o ArcGIS para abrir seus dados locais e cruzar estes dados com a localização das áreas de proteção publicadas pelo web service do MMA.

Marcadores: ,

quinta-feira, março 16

SRTM 30 metros para o Brasil

Desde que comecei a trabalhar com os arquivos produzidos pela missão SRTM venho procurando uma maneira para obter os arquivos com resolução de 30 metros de pixel. Busquei informações na Internet, mandei e-mail para a NASA e vasculhei o site da missão.

Depois de algum tempo me deparei com o site http://www.dlr.de/SRTM e descobri que as imagens SRTM de 30 metros (1 arco-segundo) estão sendo comercializadas. Fiz um contato com a DLR (Centro Aeroespacial Alemão) e obtive a seguinte resposta:
Sir,

All data are processed and ready for ordering. The coverage plots are given in: http://www.dlr.de/srtm/neu/processing_en.htm

Selection, pricing and ordering of the required data is possible from our distributors

- GAF AG, Germany
- Infoterra Group

or directly via the DLR web interface http://eoweb.dlr.de.
(For your help in EOWEB: The start time for searching has been set to 01/01/2000).

The price of a 15' x 15' DEM tile (resolution 1 arcsec) is 400 EUR, multiplied by the individual tile filling (0 .. 100%) with land data. Ocean areas, lakes and data gaps are not taken into account for pricing.

A free download is not available. A discount is available. For details please check the SRTM web pages (address below).
In case you need additional support, please let me know.

Best regards,
+++++++++++++++++++++++++++++++
Franz Paetzold [ mailto:srtminfo@dlr.de ]
German Remote Sensing Data Center
Marketing and Media
Oberpfaffenhofen
D-82234 Wessling
Tel.: +49-(0)8153-28-1145
Fax: +49-(0)8153-28-1313
http://www.dlr.de/SRTM/
+++++++++++++++++++++++++++++++
Fim do mistério! Os dados estão sendo comercializados e o valor final da compra está relacionado a uma tabela de descontos progressivo (link:SRTM Prices) que pode chegar até 25%.

Marcadores:

segunda-feira, março 6

Tutorial de ArcGIS

Um tutorial sobre o ArcGIS foi desenvolvido pelo geólogo Rodrigo Nóbrega e está disponível gratuitamente na WEB.

Meu primeiro contato com Rodrigo foi ao final de 1999 e início de 2000. Neste período ele foi consultor de um projeto executado pela empresa Geoexplore e também foi o instrutor de um curso de introdução ao processamento digital de imagens. Em 2004 me encontrei com ele novamente. Ele já era aluno do doutorado da FACOM (Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia) e estava desenvolvendo um projeto relacionado com cibercultura e cibergeografia.

Nesse período eu tive contato com o Tutorial de ArcGIS desenvolvido por ele. É um material de excelente qualidade para os iniciantes e mesmo para alguns já iniciados. Algumas animações em flash estão disponíveis e são bem didáticas, como, por exemplo, as animações que nos mostra como utilizar a ferramenta georeferencing tools para georreferenciar imagens no ArcGIS (1, 2, 3, 4, 5 e 6).

Para os nossos amigos de língua espanhola, uma versão do tutorial em espanhol encontra-se disponível. Visitem o site que é muito interessante!

Marcadores: ,

quinta-feira, março 2

Learn2MapIt - Curso de Mapserver para Iniciantes

Essa notícia foi divulgada pelo portal Mundogeo com o título: Quer aprender MapServer sem gastar nada?. A notícia diz respeito ao curso de Introdução ao MapServer disponível no site WebMapIt, que é um site pessoal criado por Eduardo Patto Kanegae. Neste site é oferecido o serviço Learn2MapIt que é descrito como:
O Learn2MapIt é um serviço especial (e gratuito!) que permite ao associado realizar, através deste site, cursos online relacionados à tecnologias free GIS. Os usuários do serviço Learn2MapIt podem se inscrever nos cursos disponíveis, acessar os tópicos de cada curso e discutir temas relacionados no Fórum Learn2MapIt. (Link:Learn2MapIt)
Paras as pessoas que desejam entrar para o mundo do Web Mapping acho interessante dar uma lida no livro Web Mapping Illustrated de Tyler Mitchell.

Marcadores: ,